Benefícios de praticar Pilates para Mulheres

AGENDAR AULA

Conheça todos os Benefícios do Pilates para Mulheres

Não é novidade para ninguém que, dentro de um Studio de Pilates, a maioria dos alunos e praticantes são mulheres. Mas você sabe quais são os reais benefícios do Pilates para mulheres?

O Pilates é um método global, capaz de trabalhar o corpo como um todo, trazendo benefícios para literalmente qualquer pessoa: mulheres, homens, idosos, atletas, pessoas com patologias e muito mais.

No entanto, a predominância de mulheres nas aulas de Pilates existe há muito tempo, desde que o criador do Método, Joseph Pilates, tinha como a maioria de seus alunos mulheres bailarinas.

Pensando neste grande grupo, trouxemos uma lista com todos os benefícios do Pilates para mulheres.

Você irá entender tudo sobre o Método para a saúde e bem-estar das mulheres em todas as fases da sua vida. Continue lendo e confira!

Pilates na Saúde da Mulher

A ligação entre exercício e o Pilates na saúde da mulher se estabelece, mais do que nunca, com os hábitos da mulheres moderna e maus hábitos gerados com a urbanização – como o sedentarismo, por exemplo.

Segundo dados recentes do IBGE, é possível afirmar que as mulheres formam a maior parte da população (51%).

Além disso, se comparado à gerações passadas, as mulheres têm hoje uma maior expectativa de vida, além de ocuparem cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

É claro, as características e hábitos da mulher moderna podem variar em função de inúmeros fatores sociais e culturais em que cada mulher está inserida.

Mas, de forma geral, as principais mudanças em relação à mulher na atualidade são: 

  • Escolaridade elevada (conhecimentos sobre saúde adquiridos);
  • Escolha do melhor momento para ter filhos;
  • Mulheres hoje tendem a ter menos filhos do que antigamente (mais tempo para se dedicar ao autocuidado);
  • Inserção no mercado de trabalho (o que pode acarretar em condições mais sedentárias);
  • Busca por autocuidado físico e mental e também qualidade de vida.

Analisando as características acima, não é difícil afirmar que uma das prioridades da mulher moderna é optar por escolhas que irão lhe gerar mais satisfação, resultados e felicidade.

Também é notória a preocupação com a saúde da mulher – e a urgência em se ter essa preocupação, prezando por qualidade de vida e um envelhecimento saudável.

É justamente neste ponto em que se destaca o Pilates na saúde da mulher: por ser uma atividade que trabalha diferentes objetivos em uma única aula, apresenta um leque grande de benefícios para a saúde da mulher.

Cada vez mais exigente e com liberdade de escolha, a mulher – hoje mais do que nunca – analisa as atividades para escolher a que oferece mais vantagens e benefícios.

Studio de Pilates em Campinas

Benefícios do Pilates para mulheres.

O Pilates para mulheres pode contribuir em todas as fases da vida: desde jovem, com o desenvolvimento do corpo, até na terceira idade, com patologias que têm maior incidência em mulheres.

Sem esquecer, é claro, de todos os benefícios oferecidos em uma época muito importante na vida de algumas mulheres, a gestação.

Listamos abaixo os principais benefícios do Pilates para mulheres, mas lembre-se, esta é só uma pequena parcela de todos as vantagens que o Método oferece ao corpo, mente e espírito!

Pilates melhora o Condicionamento Físico

O condicionamento físico é a capacidade adquirida pelo corpo de poder executar, da melhor maneira possível, nossas atividades diárias.

Através do Pilates, os alunos adquirem benefícios cruciais para o desenvolvimento de condicionamento, como força, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e resistência muscular e cardiorrespiratória.

Com um melhor condicionamento físico, fica mais fácil para as mulheres executar as diferentes atividades do seu dia a dia, trazendo agilidade e prevenindo de patologias e problemas futuros! 

Vale lembrar, também, que este não é um benefício exclusivo de Pilates para mulheres – outros grupos de alunos conseguem se beneficiar de um ótimo condicionamento físico!

Pilates previne e trata problemas de Incontinência Urinária

A incontinência urinária, apesar de ser uma disfunção que pode ocorrer em ambos os sexos, ocorre em sua maioria nas mulheres, principalmente mulheres de terceira idade.

Por isso, não poderíamos deixar de citar como benefício do Pilates para mulheres a prevenção e tratamento de incontinência. 

Isso porque, através do Método, é possível fortalecer os músculos responsáveis por “segurar o xixi” – comando comum durante as aulas de Pilates.

Pilates alivia a TPM e sintomas da Menopausa

Com certeza este é um benefício que chama – e muito – a atenção das mulheres, especialmente as que sofrem bastante com os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM) ou Menopausa.  

Sim! O Método Pilates ajuda aliviar os sintomas mais comuns destes períodos inevitáveis e incômodos na vida da mulher.

Isso porque, através da respiração, a prática contínua do Método auxilia no aumento do metabolismo e na circulação sanguínea. 

Dessa forma, liberamos hormônios importantes como a endorfina, responsável pela sensação de bem-estar, que também funciona como um analgésico natural. 

Com isso, diversos sintomas dessa fase são aliviados, como cólica, calores e dores de cabeça.

Benefícios do Pilates para gestantes

Muitas mulheres acabam conhecendo o Pilates durante o período de gestação por saberem dos benefícios do Pilates para mulheres gestantes.

De fato, o Método traz inúmeros benefícios na gestação, do primeiro trimestre até o pós-parto. 

Ajuda a trabalhar a respiração e fortalecer o assoalho pélvico para um parto saudável, fortalece a musculatura necessária para carregar o peso do bebê, previne dores na coluna durante e após o parto e previne a diástase abdominal após o parto.

Pilates ajuda na postura e dores na coluna

Ter uma boa postura, além de trazer bem-estar, é importantíssimo na prevenção de doenças. 

É por isso que o Pilates é tão bom neste sentido: além de trabalhar a postura garantindo a prevenção de dores na coluna, ele ajuda na reabilitação de desvios posturais e patologias.

Além disso, a melhora da postura das alunas é um aspecto muito elogiado, pois ao melhorar o alinhamento corporal, aparentemente, também parecemos mais magras, confiantes e isso eleva a auto estima. 

Postura correta e natural, circunferências menores ou maiores, músculos saudáveis, definidos, fortes e elásticos, o que mais podemos querer para nossas alunas?

Equilíbrio e Qualidade de Vida

Por fim, como já dissemos, o Pilates é um Método global que traz benefícios diretos ao corpo, mente espírito.

Ao buscar e exercer os princípios do Pilates durante as aulas, os alunos incorporam também em sua rotina e dia a dia. 

Ainda falando em Pilates para mulheres, este benefício em especial é essencial para mulheres que têm uma rotina corrida, muitas vezes equilibrando a vida profissional, familiar, amorosa e pessoal.

Pilates emagrece e fortalece o abdômen, mesmo?

Este é um questionamento comum para aquelas que estão começando a conhecer o Método Pilates.

Mas, sim, Pilates emagrece e ajuda (e muito!) na queima de calorias.

Independente do objetivo, as aulas de Pilates mudam o corpo de forma surpreendente.

E, quando o objetivo da aluna é estético, é possível montar uma aula focada em emagrecimento, enrijecimento e definição muscular.

Os exercícios de Pilates para mulheres (e também para homens) ajudam a fortalecer os músculos, especialmente pernas, braços e glúteos, o que auxilia na conquista de um corpo definido.

Isso porque, em uma aula de Pilates para mulheres focada em emagrecimento, exigimos a contração contínua dos músculos do abdômen – o que resulta, também, na definição abdominal natural.

Dessa forma, os exercícios recrutam a quebra das células de gordura, que serão utilizadas como energia na musculatura. Ou seja: resultando em emagrecimento!

A respiração do Pilates também é outro fator importante aqui, já que a oxigenação auxilia na redução das dores musculares pós-treino – isso faz com que você faça menos pausas durante os exercícios, mantendo a constância e gerando mais resultados.

Por que as pessoas buscam o Pilates?

  • Fortalecimento dos Músculos 80% 80%
  • Melhora na Flexibilidade 50% 50%
  • Aumento da Concentração 75% 75%
  • Auxilia no Emagrecimento 60% 60%

Aula de Pilates para Mulheres

Para conquistar todos os benefícios citados acima, é importante que a mulher procure um Studio com instrutores capacitados, que irão montar as aulas de acordo com a avaliação e objetivos de cada aluna.

É possível aproveitar os benefícios de uma aula de Pilates para mulheres em todas as modalidades: aula de Pilates no colchonete, nos equipamentos e até mesmo em Pilates Suspenso (com equipamentos próprios da aula).

Devo fazer aulas de Pilates quantas vezes por semana?

Com acompanhamento de um instrutor especializado, o Pilates não tem contraindicações!
Isso quer dizer que você, mulher, pode fazer aulas de Pilates todos os dias, se quiser – e sentir os benefícios do Pilates para mulheres em cada uma delas.

No entanto, uma frequência de aulas de uma ou duas vezes por semana já é o suficiente para conquistar resultados com o Método.

Também é importante pensar no tipo de aula de Pilates que se adequa melhor à sua preferência. Aulas personalizadas, com dedicação total do instrutor para você no momento da aula, ou aulas em grupo, mais dinâmicas, com outras mulheres e alunos durante a aula.

Onde fazer aulas de Pilates para mulheres em Campinas?

Por ser um Método cada vez mais popular, existem muitas opções de Studios de Pilates pela região de Campinas, em São Paulo, além de academias que oferecem aulas no solo.

Na hora de escolher a melhor opção, leve em conta algumas características:

  • Localização, tamanho, higiene e organização do espaço;
  • Estacionamento (caso você vá de carro para as aulas);
  • Tipos de aulas oferecidas – um bom Studio de Pilates oferece modalidades que se adequam às suas necessidades!

Algumas perguntas que você pode fazer, que te ajudarão a escolher melhor o seu espaço:

  • Existe a possibilidade de fazer aulas na frequência que você busca?
  • Existe a possibilidade de fazer aulas em grupo e personalizadas?
  • O Studio oferece aulas no solo e em equipamentos?
  • O Studio possui instrutores capacitados para os meus objetivos?

Por fim, pergunte se é possível fazer aulas experimentais, para que você realmente se sinta segura ao escolher onde fazer as aulas de Pilates para mulheres em Campinas.

O VOLL Studios, por exemplo, oferece 5 aulas gratuitas para você começar, sem custo nenhum – e se apaixonar de vez pelo Pilates para mulheres!

Devo fazer aulas de Pilates quantas vezes por semana?

Com acompanhamento de um instrutor especializado, o Pilates não tem contraindicações!
Isso quer dizer que você, mulher, pode fazer aulas de Pilates todos os dias, se quiser – e sentir os benefícios do Pilates para mulheres em cada uma delas.

No entanto, uma frequência de aulas de uma ou duas vezes por semana já é o suficiente para conquistar resultados com o Método.

Também é importante pensar no tipo de aula de Pilates que se adequa melhor à sua preferência. Aulas personalizadas, com dedicação total do instrutor para você no momento da aula, ou aulas em grupo, mais dinâmicas, com outras mulheres e alunos durante a aula.

Quer fazer uma aula experimental, totalmente grátis?