Benefícios de praticar Pilates para Reabilitação

Pilates para Reabilitação

Nesse post você irá ver os inúmeros benefícios do Pilates para Reabilitação.

Boa Leitura!

Surgimento do Pilates

O Pilates é uma modalidade esportiva que leva o sobrenome de seu criador, Joseph Pilates.

Ele foi criado na Alemanha logo no início do século XX, mais precisamente em 1920.

Esse método corresponde à combinação, em um só esporte, de movimentos e atividades provenientes da Yoga, das artes marciais e da ginástica.

Além disso, esse tipo de esporte é ministrado por profissionais que geralmente possuem formação em educação física ou fisioterapia.

Uma vez que,  como qualquer outro exercício físico, possui diretrizes que devem ser seguidas para a obtenção de bons resultados e segurança do atleta.

Por conta disso, muitos procuram o Pilates com objetivos que permeiam desde obter a melhora do funcionamento do organismo.

Já outros, em razão de condições físicas pessoais e há também quem busca pelo fortalecimento e definição de músculos.

Por fim, há quem procure este esporte para fins de recuperação de lesões, e este grupo será o foco deste artigo.

Características do Pilates

Primeiramente é necessário ressaltar que a prática de atividades de Pilates exige que se observem alguns requisitos interligados à respiração, postura e concentração.

Apesar de serem poucas exigências, elas são extremamente necessárias!

Uma vez que, a não observação delas pode deixar de trazer os resultados desejados e, ainda, piorar as lesões preexistentes.

Concentração

O Pilates exige concentração na execução de seus exercícios, que não podem ser realizados de maneira automática.

Cada movimento deve ser percebido e realizado de forma consciente, sem passividade, aplicando-se o raciocínio e foco na atividade.

Esta exigência terá consequências nos resultados não só físicos.

Mas também neurológicos da prática de Pilates.

Visto que, além da recuperação corporal o indivíduo ainda perceberá maior concentração nas atividades diárias e equilíbrio entre corpo e mente.

Postura

Este é um dos elementos mais importantes quando se está analisando a prática de Pilates.

Uma vez que, a postura correta não apenas proteção seu corpo, como também permite a absorção dos benefícios dos exercícios.

Respiração

Por fim, deve-se dar atenção especial à respiração que, assim como os movimentos musculares também deve ser realizada de maneira consciente e não automática.

Exige-se que a respiração durante os exercícios de Pilates seja abdominal (pelo diafragma).

Ela é conhecida popularmente também como “respiração pela barriga”.

A inspiração do oxigênio deve ser feita sempre pelo nariz. Enquanto a expiração do gás carbônico ocorre pela boca de maneira vagarosa.

Note-se que estas exigências são comuns a qualquer modalidade de Pilates existente.

Visto que,  correspondem à base deste tipo de exercício físico.

Além disto, todas as modalidades irão trabalhar no fortalecimento e desenvolvimento da postura da coluna e trazer grandes benefícios.

Subgêneros do Pilates

A seguir iremos ver alguns dos subgêneros Pilates na reabilitação, visando a melhoria de forma progressiva e permanente.

O desenvolvimento deles ocorreu com a utilização de novas técnicas e equipamentos que foram adicionados à forma Original.

São estas modalidades: a Original, Contemporânea, Mat e Funcional.

De fato, é importante comentar que as aulas de Pilates precisam ser realizadas em um espaço com boa estrutura e profissionais altamente qualificados.

E podemos falar que na VOLL Pilates Studios você pratica suas aulas de Pilates, com confiança e qualidade.

Pilates Original

Esta, como já revela o nome, é a modalidade original do Pilates.

Seguindo os mesmos exercícios e técnicas que aqueles desenvolvidos primeiramente por Joseph Pilates, criador da modalidade.

Esta modalidade divide seus exercícios e praticantes com base na destreza deles na realização do esporte.

A partir do desenvolvimento e tempo de prática estes exercícios o atleta pode passar a realizar novos exercícios.

As categorias se dividem em Iniciante, Intermediário e Avançado.

Pilates Contemporâneo

Com a adição de novos aparelhos ao Pilates Original surgiu a modalidade Contemporânea.

Ela trouxe o uso da bola suíça e overball, condizentes à bola de borracha firme capaz de suportar o peso de uma pessoa adulta.

Assim como, a bola pequena e flexível cabível na mão, muito utilizada nessa modalidade.

Além disto, esta modalidade abandonou a noção original de exercícios distribuídos em modalidades com base no grau de conhecimento do aluno.

Aqui é possível que um novato realize exercícios que seriam considerados de nível intermediário.

Como por exemplo, o que somente será facilitado em relação à intensidade ou extensão.

Pilates Funcional

Esta é uma das modalidades de Pilates para reabilitação mais indicadas.

Posto que sua principal característica é o fato de apresentar exercícios personalizados.

Variando de acordo com a necessidade do indivíduo lesionado.

MatPilates

Esta é a modalidade popularmente conhecida como “Pilates solo”.

Visto que se deve ao fato de não utilizar aparelhos ou equipamentos, somente acessórios simples, como faixas elásticas e bolas.

Além disso, essa modalidade foca exercícios no uso da estrutura e peso do corpo do aluno.

Diferente do que possa parecer, isto não prejudica os resultados do esporte.

Studio de Pilates em Campinas

Benefícios do Pilates para Reabilitação.

A seguir serão expostos alguns dos motivos pelos quais as pessoas que necessitam de recuperação física em razão de lesões buscam a prática de Pilates.
1. Melhora da respiração

O controle da respiração exigido pelo Pilates tende a melhorar a capacidade respiratória do atleta.

Assim como  fortalecer seus pulmões, o que auxilia na recuperação de lesões no sentido em que permite a melhor oxigenação dos tecidos.

Além disso, permite melhor descanso e recuperação de tecidos e melhora o sono, o qual influi de maneira direta no organismo.

2. Fortalecimento muscular

Essa é uma das principais importâncias do Pilates. 

Em relação àqueles que procuram a reabilitação após o sofrimento de alguma lesão, o fortalecimento é essencial.

Visto que além de auxiliar nas funcionalidades do organismo, protege órgãos internos e, obviamente, fortalece o músculo da região afetada com exercícios focados.

3. Equilíbrio físico

O equilíbrio é utilizado na grande maioria dos exercícios de Pilates.

Ele é possibilitado pelo uso de força e de concentração e está intrinsecamente relacionado ao fortalecimento que foi detalhado no item anterior.

4. Condicionamento físico

O Pilates ainda permite o condicionamento físico, que nada mais é que a capacidade do organismo em executar atividades diárias e esportivas com competência.

Ele é possibilitado pela melhora na respiração e pelo fortalecimento muscular.

Uma vez que é possível se concluir que todos os benefícios trazidos pelo Pilates estão correlacionados.

No caso de recuperação física, este condicionamento significa, inclusive, que os exercícios estão obtendo sucesso em seus objetivos, pois ele condiz à reabilitação muscular.

5. Correção de desequilíbrios musculares

Muitas das lesões são decorrentes do desequilíbrio muscular.

Desta forma, o fortalecimento devido à prática de Pilates auxilia a musculatura de sustentação da coluna, dos joelhos e do abdômen.

Estas qualidades são apenas algumas das obtidas por este tipo de esporte.

Mas os principais em relação à reabilitação do paciente, que, caso queira, pode continuar a prática para permanecer obtendo as inúmeras influências positivas que o esporte promove sobre a saúde física e neurológica do atleta.

Aulas de Pilates para Reabilitação

Conforme já demonstrado, as aulas de Pilates para reabilitação  necessitam de acompanhamento de profissional.

Visto que são eles que irão indicar os melhores exercícios de Pilates para reabilitação das lesões.

Além disto, ele é responsável pelos cuidados com a postura e a respiração e sua instrução.

É possível realizar aulas de Pilates em turmas, as quais possuem até quatro alunos em cada horário.

Ainda, podem ser praticadas individualmente, com aulas particulares.

Isso permite que o professor se foque completamente nas necessidades do aluno.

Pilates para dor nas costas

O Pilates é importante na amenização ou cura de dores nas costas.

Visto que alguns de seus exercícios  promovem o alongamento global, ou seja, de todo o corpo.

Escolioses, lordoses e cifoses são alguns dos tipos de condições físicas da coluna que são auxiliadas pelos exercícios desta espécie de exercício físico.

O alongamento promovido é acompanhado de imediato relaxamento da musculatura da coluna.

A procura do estabelecimento da postura correta  é essencial frente às dores nas costas.

Ainda, é importante ressaltar que conforme o tipo de lesão apresentada, haverá restrições nos tipos de exercícios passíveis de aplicação.

Por que as pessoas buscam o Pilates?

  • Fortalecimento dos Músculos 80% 80%
  • Melhora na Flexibilidade 50% 50%
  • Aumento da Concentração 75% 75%
  • Auxilia no Emagrecimento 60% 60%

Aula de Pilates

Para conquistar todos os benefícios citados acima, é importante que você procure um Studio com instrutores capacitados.

Uma vez que, irão montar as aulas de acordo com a avaliação e objetivos de cada aluno.

Pilates para dor lombar

A região lombar da coluna vertebral se presta à permitir a flexão e a extensão do tronco.

Assim como a inclinação lateral e a rotação lombar.

Esta região do corpo sofre com impactos diários, assim como pela adoção de postura incorreta.

Isso afeta principalmente aquelas pessoas que realizam suas atividades diárias sentadas.

A lombalgia, que corresponde a uma condição e não doença, é tratada pelo Pilates por meio do fortalecimento dos músculos presentes na parte inferior da coluna.

Pilates para hérnia de disco

A hérnia de disco é uma condição física decorrente do desgaste muscular e da própria coluna.

Ela que cria uma protuberância que se instala dentre as vértebras e pode levar até mesmo à cessação de movimentos do paciente.

Assim como restrição de movimentação das pernas e até mesmo dos braços.

A prática de Pilates frente à hérnia de disco é efetiva no sentido em que os movimentos de alongamentos permite o afastamento das vértebras.

Isto, somado à correção da postura e ao fortalecimento dos músculos.

Estes presentes na região da coluna estabilizam a hérnia de disco.

Pilates para escoliose

A escoliose afeta cerca de 3% da população mundial e corresponde à alteração da estrutura da coluna. 

Uma vez que a prática de Pilastes promove o controle postural.

O que também se dá pelo fortalecimento muscular, os exercícios desta modalidade são muito importantes.

Devo fazer aulas de Pilates quantas vezes por semana?

Com acompanhamento de um instrutor especializado, o Pilates não tem contraindicações!

Uma frequência de aulas de uma ou duas vezes por semana já é o suficiente para conquistar resultados com o Método.

Também é importante pensar no tipo de aula de Pilates para reabilitação que se adequa melhor à sua preferência.

Aulas personalizadas, com dedicação total do instrutor para você no momento da aula ou aulas em grupo.