Benefícios de praticar Pilates para Atletas

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Benefícios do Pilates para Atletas

O Pilates é uma técnica muito conhecida quando falamos de grupos especiais específicos, como idosos ou gestantes.

Também é conhecido, quando falamos em Pilates para atletas, para aqueles que se lesionaram de alguma forma e buscam reabilitação sem deixar de praticar atividades físicas.

Mas o Pilates vai muito além disso.

Em cada exercício, o método envolve conceitos de respiração, concentração, controle, ritmo, equilíbrio muscular e saúde do corpo como um todo.

Os atletas, por sua vez, precisam usar sua energia no momento e intensidade corretos durante a sua atuação, buscando melhor rendimento, resultado e segurança.

Unimos aqui, então, “a fome com a vontade de comer”, certo?

E é justamente por isso que o Pilates pode, sim, trazer benefícios para as pessoas que praticam esportes de alto rendimento.

Ficou curioso para entender melhor como isso funciona?

Vamos entender um pouco melhor como isso acontece no Pilates para Atletas!

Pilates para atletas: um breve levantamento histórico

Talvez você não saiba disso, mas, historicamente, o Pilates foi criado para trabalhar a reabilitação de soldados na época da II Guerra Mundial.

Embora estivesse sendo usado como tratamento, seus primeiros “assistidos” foram pessoas com um condicionamento físico diferenciado, uma vez que treinaram para aguentar a guerra.

Ou seja, desde os primórdios já havia uma relação sobre o Pilates para pessoas com condicionamento físico mais desenvolvido.

E não paramos por aí: o próprio criador do método, o alemão Joseph Pilates, era boxeador e praticava Luta Greco-Romana, e essas lutas tiveram influência direta na criação dos exercícios.

Na década de 20, o Pilates era aplicado aos boxeadores e, posteriormente, para muitos bailarinos e profissionais da dança.

Foi só a partir dos anos 80 que o método passou a ser introduzido com mais força de forma clínica, visando reabilitação e, a partir dos anos 2000, explodiu no meio fitness, chegando aos esportes.

Como você pode ver, a relação entre Pilates e atletas já é antiga, e isso não é à toa. Mas como funcionam as aulas de Pilates para atletas de alto rendimento?

Studio de Pilates em Campinas

Benefícios do Pilates para Atletas

Existem outros benefícios do Pilates para atletas, entre eles estão:

Prevenção de lesões
O Pilates para atletas têm a importante atuação na prevenção de lesões.

Durante as aulas, o desgaste muscular é menor, diminuindo movimentos compensatórios sem deixar de trabalhar resistência, o que diminui o risco de lesões.

Os exercícios promovem alívio de músculos tensos e corrigem desequilíbrios musculares imprescindível para evitar lesões.

Melhora a capacidade respiratória
Outra característica importante é o fato do Método promover melhora da capacidade respiratória; isso influencia positivamente o desempenho do atleta.
Consciência corporal e melhora da performance esportiva
Os exercícios solicitados, muitas vezes, podem ser familiares ao atleta, mas a forma de executá-lo através do Pilates para atletas proporciona, dentre outras coisas, a melhora da consciência corporal.

Isto, por sua vez, é levado para os treinos e é introduzido, mesmo que inconscientemente, na prática esportiva do atleta.

Qualquer atleta se beneficia das aulas de Pilates?

A essa altura você já entendeu que o PIlates para atletas é ótimo.

Mas será que todo atleta, do amador ao profissional, pode ser beneficiado com a prática do método?

A resposta é: sim! Com toda certeza.

Isso porque o Pilates é uma técnica global, que trabalha o corpo por inteiro e também uma técnica personalizada, visando as limitações e avanços de cada corpo, tal como seus objetivos.

Os exercícios de Pilates para atletas são prescritos conforme a necessidade de cada esportista, possibilitando o complemento necessário para cada indivíduo e situação.

A respiração do Pilates também é outro fator importante aqui, já que a oxigenação auxilia na redução das dores musculares pós-treino – isso faz com que você faça menos pausas durante os exercícios, mantendo a constância e gerando mais resultados.

Por que as pessoas buscam o Pilates?

  • Fortalecimento dos Músculos 80% 80%
  • Melhora na Flexibilidade 50% 50%
  • Aumento da Concentração 75% 75%
  • Auxilia no Emagrecimento 60% 60%

Pilates no Esporte

Dentro do esporte, as aulas de Pilates auxiliam diretamente no objetivo de cada atleta, de cada modalidade diferente.

Imagine um jogador de futebol que melhora a capacidade de drible por estar com a mobilidade mais desenvolvida.

Ou um corredor que aumenta a passada durante a corrida porque está com a flexibilidade melhor.

Um jogador de handebol que tem maior precisão de arremesso porque tem mais controle de cintura escapular.

Tudo isso é possível com as aulas de Pilates para atletas.

Relatos de atletas que aderiram à prática de Pilates são unânimes: as aulas de Pilates para atletas proporcionaram melhora do rendimento e, com suas particularidades, permitiu aperfeiçoar características e qualidades importantes para os treinos e competições.

Vamos entender um pouco mais sobre as aulas de Pilates para atletas em diferentes modalidades esportivas:

Pilates no Ballet: Pilates para Bailarinos

Já dissemos lá no início do artigo que a relação entre Pilates e bailarinos vem de muitos anos atrás, desde a época em que o criador do método estava vivo, não é mesmo?

E não é a toa: dentro do Pilates no esporte, os exercícios para bailarinos promovem um equilíbrio entre força e alongamento, movimentos precisos e fluidos, melhorando a eficiência e elegância do movimento.

Os exercícios de Pilates, diferente de outras modalidades, não são isolados – podem ser fluidos e contínuos como uma coreografia.

Enquanto trabalha foco, força e alongamento, os exercícios ainda promovem a prevenção de lesões, especialmente falando em grande amplitude (comuns entre os bailarinos).

Pilates na Natação: Pilates para Atletas de Natação

Dentro do Pilates para atletas que praticam natação, as aulas podem promover mudanças positivas na forma de realização dos nados, visando prevenção de lesões e melhor desempenho da técnica.

Isso porque, principalmente, os exercícios de Pilates exigem a ativação dos músculos do abdômen.

Isso garante a estabilização da coluna e maior eficiência dos movimentos dos membros sem sobrecarga, trazendo uma consciência corporal que será transferida para sua prática.

Falando, especificamente, dos benefícios do Pilates para atletas nadadores:

Alcance maior dos braços na realização das braçadas, consequência dos alongamentos utilizados nas aulas de Pilates;
Aumento de força na fase de impulso/varredura, através da utilização das molas de Pilates;
Melhora da força e da flexibilidade;
Previne distensões e desgastes, principalmente nos ombros.

Outro ponto que merece destaque é a questão respiratória. Um dos princípios das aulas de Pilates para atletas é a respiração, por isso é possível melhorar muito este quesito dentro da natação.

Pilates na Corrida: Pilates para Corredores

Já quando falamos de Pilates para corredores, os benefícios principais estão no padrão corporal e postural desse público, bem como na prevenção de lesões.

O foco no fortalecimento da musculatura do tronco e da pelve, para evitar lesões de quadril e coluna, por exemplo, e o realinhamento postural e ganho de flexibilidade são os principais benefícios encontrados.

Pilates no Futebol: Pilates para jogador de Futebol

Atualmente muitos clubes já possuem Studios de Pilates e usam desse Método como parte da preparação física e da reabilitação de atletas.

Sabemos o quanto o futebol exige dos seus praticantes, profissionais ou amadores, e o Método pode ser uma ótima ferramenta para prevenção de lesões e reabilitação.

O foco no fortalecimento dos músculos do abdômen, a melhora da capacidade vital e cardiorrespiratória e o ganho de mobilidade e alongamento são alguns dos motivos para buscar aulas de Pilates para atletas, em especial jogadores de futebol.

Aulas de Pilates para Atletas em Campinas

Agora que você entendeu exatamente como as aulas de Pilates para Atletas agem em prol do rendimento em diferentes modalidades, pronto para agendar a sua primeira aula?

Existem muitas opções de Studios de Pilates pela região de Campinas, em São Paulo, além de academias que oferecem aulas no solo.

Na hora de escolher a melhor opção, leve em conta algumas características:

Localização, tamanho, higiene e organização do espaço;
Estacionamento (caso você vá de carro para as aulas);
Tipos de aulas oferecidas – um bom Studio de Pilates oferece modalidades que se adequam às suas necessidades!

Algumas perguntas que você pode fazer, que te ajudarão a escolher melhor o seu espaço:

  1. Existe a possibilidade de fazer aulas na frequência que você busca?
  2. Existe a possibilidade de fazer aulas em grupo e personalizadas?
  3. O Studio oferece aulas no solo e em equipamentos?
  4. O Studio possui instrutores capacitados para os meus objetivos?

Por fim, pergunte se é possível fazer aulas experimentais, para que você realmente se sinta seguro ao escolher onde fazer as aulas de Pilates para atletas em Campinas.

O VOLL Studios, por exemplo, oferece 5 aulas gratuitas para você começar, sem custo nenhum – e fidelizar de vez nas aulas de Pilates para atletas!

Devo fazer aulas de Pilates quantas vezes por semana?

Com acompanhamento de um instrutor especializado, o Pilates não tem contraindicações!
Isso quer dizer que você, mulher, pode fazer aulas de Pilates todos os dias, se quiser – e sentir os benefícios do Pilates para mulheres em cada uma delas.

No entanto, uma frequência de aulas de uma ou duas vezes por semana já é o suficiente para conquistar resultados com o Método.

Também é importante pensar no tipo de aula de Pilates que se adequa melhor à sua preferência. Aulas personalizadas, com dedicação total do instrutor para você no momento da aula, ou aulas em grupo, mais dinâmicas, com outras mulheres e alunos durante a aula.

Quer fazer uma aula experimental, totalmente grátis?